O conceito de transformação da Educação no país e no mundo é complexo, uma vez que possui diferentes vertentes defendidas por alguns e atacadas por outros. Porém, um argumento pode ser considerado consenso porque é um simples fato: o futuro não pode ser represado ad infinitum, ou melhor, as inovações que estão chegando - ou ainda estão por vir - não podem ser evitadas.
Um dos pontos que é muito discutido nos últimos anos, em especial com as novas gerações nativas digitais, é a necessidade de mudanças na configuração do aprendizado na sala de aula. Para o professor e cientista-chefe da TDS Company, Silvio Meira, o baixo engajamento atual dos alunos é um sintoma que eles perderam o interesse em aulas resumidas a apenas a transmissão de conteúdos, com fórmulas ‘repetitivas e chatas’, sem experiências práticas.
Quando a sala de aula ou o pátio da escola vira palco, cada criança pode ser o que quiser: um animal, uma planta, uma figura encantada ou um ser inanimado que ganha vida, entre inúmeros personagens. Nesse momento, uma cortina mágica se abre para os pequenos, que podem se expressar das mais diversas formas. Assim é o teatro na Educação Infantil, uma atividade artística que envolve diferentes tipos de linguagens e que, graças à sua pluralidade de ações, permite mobilizar os cinco campos de experiência preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa.
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A escola é uma representação em menor escala do que é encontrado na sociedade. Nesse sentido, os conflitos acabam fazendo parte do dia a dia escolar, evidenciando a urgência de pensar estratégias e ferramentas de reflexão para fomentar uma convivência harmoniosa, o diálogo construtivo e o respeito mútuo.
O Grupo Salta Educação lançou nesta quarta-feira o Instituto Salta, união dos programas sociais geridos pelo grupo que pretende criar parcerias com ONGs. As 144 bolsas custam cerca de 4 milhões de reais por ano.
VejaSegundo especialistas, país carece de políticas públicas para que jovens atuem com demandas criadas pelo envelhecimento e pela tecnologia
Provocado por fatores como tecnologia e envelhecimento populacional, o mercado de trabalho busca cada vez mais por profissionais que demonstrem, além de conhecimento técnico, traços como criatividade e habilidades socioemocionais bem desenvolvidas, mas o ensino tradicional não prepara completamente os estudantes para atender às novas demandas.
Os deputados federais da Comissão de Educação da Câmara aprovaram, na manhã desta quarta (30), um requerimento para a realização de audiências públicas sobre o encerramento da política nacional das escolas cívico-militares e a continuação pelos governos estaduais.
Gazeta do PovoA inclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no texto que regula o novo marco fiscal mobilizou profissionais da educação e entidades que atuam no setor, que atuaram para que a fonte de recursos fosse retirado do teto de gastos, o que o faria ter limitações. A luta chamou a atenção para o fundo, que foi retirado do texto pela Câmara dos Deputados em 22 de agosto, e a importância dele para a manutenção de atividades diárias de promoção à educação brasileira.
Correio BrazilienseMais da metade das prefeituras gaúchas não têm interesse em municipalizar escolas publicas estaduais. O dado resulta de recente pesquisa realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS (Undime-RS), e divulgada, na terça-feira (29/8), na Casa da Federação dos Municípios do RS (Famurs), na Expointer, em Esteio.
Correio do PovoO Ministério da Educação decidiu atender parcialmente os pedidos de entidades de educação e diminuir a carga horária destinada a matérias básicas no novo ensino médio para alunos que optarem por fazer um curso técnico. O texto final com o pedido de alteração em lei será enviado pelo MEC para a aprovação do Congresso Nacional no começo de setembro.
Gazeta do Povo(...) Seriam beneficiadas pela ideia pessoas cadastradas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ou beneficiárias de projetos de assentamentos. A proposta, no entanto, foi alvo de críticas por parte de entidades da área.
Uol(...) Quase quatro em cada cinco entrevistados (79%) avaliam que a educação escolar foi negativamente impactada pela pandemia de covid-19. A ampla maioria relatou problemas como a falta de professores (77%), de recursos financeiros (68%) e a inércia do sistema (66%) como sendo os maiores problemas enfrentados pelas escolas alemãs.
DW