O que hoje pode parecer óbvio não era tão óbvio antes de Emilia Ferreiro, pedagoga argentina que revolucionou a alfabetização infantil e morreu no último sábado (26), no México, aos 86 anos. Foi ela a principal difusora da ideia de que, por trás do aprendizado da escrita, existe um ser pensante.
Folha de São PauloO Globo Repórter desta sexta-feira (1º) mostrou iniciativas de educação simples que fazem a diferença e ajudam a melhorar a vida de muitos brasileiros.
g1A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) propôs a proibição de smartphones nas escolas, com o objetivo de alertar para o uso excessivo dos aparelhos tecnológicos por crianças e jovens. O relatório destaca os efeitos negativos das ferramentas no aprendizado das crianças.
R7Computadores, laptops, celulares, tablets, inteligência artificial, termos que estão cada vez mais no cotidiano. Como abordar a tecnologia nas salas de aula das escolas do país e como fazer dela uma aliada na educação? Isso é possível ou mesmo recomendado? O Brasil recentemente sancionou a Política Nacional de Educação Digital (Pned), assumindo a intenção de que as crianças e jovens tenham acesso a uma formação que os prepare para um mundo cada vez mais tecnológico. Na ausência de uma trajetória única, as redes de ensino têm em curso diferentes iniciativas para incorporar ou mesmo restringir a tecnologia nas escolas.
EBCApesar da intenção da secretaria da educação de São Paulo de usar apenas materiais digitais, só 1.953 (39%) das 5,3 mil escolas estaduais têm wi-fi, computadores e outros equipamentos para atender a maioria das turmas. A informação está no Plano Plurianual do governo do Estado, apresentado pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) há cerca de 15 dias, que explicita as metas do governo entre 2024 e 2027.
O Estado de São PauloMedida federal inclui os Conselhos de Educação e Escolares nesse programa do MEC, além de definir condutas e garantir isonomia
Uma nova regulamentação federal atualiza o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Essa política pública avalia e disponibiliza gratuitamente obras literárias, pedagógicas e material de apoio às escolas públicas brasileiras. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de 30/8.
O Plenário aprovou nesta quinta-feira (24) o projeto de lei (PL) 1.540/2021, que cria a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. O texto da Câmara dos Deputados segue para sanção do presidente da República.
SenadoA Câmara dos Deputados aprovou na 4ª feira (30.ago.2023) projeto que determina ao poder público divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede, inclusive creches. A proposta será enviada a sanção presidencial.
Poder 360Orientação foi impulsionada após a nova regra da Secretaria de Educação que permite a ‘expulsão’ de alunos faltantes
Um mês após a implementação da nova regra da Secretaria de Educação que permite a expulsão de alunos com quinze faltas consecutivas, ao menos uma escola estadual de São Paulo tem experimentado um novo (e controverso) modus operandi para lidar com a frequência estudantil.
(...) No pente fino, contudo, professores notaram que as faltas foram atribuídas apenas aos alunos mais ausentes. Outros estudantes, mesmo não estando em aula, tinham a presença computada. A mudança facilita a maquiagem de dados de evasão escolar e, dessa forma, a escola consegue subir no ranking de frequência.
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria, por 6 a 0, para considerar inconstitucional leis dos estados de Pernambuco e Paraíba que incluem nas despesas com manutenção e desenvolvimento de ensino a remuneração e encargos de professores inativos.
JotaAlunos chegam ao quarto ano do fundamental sem compreender o que leem
Em escolas com clima escolar ruim, 60% das crianças chegam ao quarto ano do ensino fundamental sem ter aprendido as habilidades mais básicas de leitura, como identificar e compreender uma informação explicitamente declarada no texto.
O dado é de um estudo feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que analisou os resultados dos estudantes brasileiros na avaliação do Pirls (sigla em inglês para Progress in International Reading Literacy Study).
O ministro da Educação, Camilo Santana, será ouvido na próxima quarta-feira (6), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, sobre encerramento do Programa Nacional Das Escolas Cívico-Militares. O encerramento do programa foi oficializado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho deste ano. A iniciativa federal das escolas cívico-militares foi uma das bandeiras da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
ItatiaiaO governo federal fez uma publicação sobre os livros didáticos oferecidos pelo Ministério da Educação um dia após reportagem do UOL mostrar erros no material produzido pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O governo Lula disse que seus livros não possuem "erros gramaticais, de história ou geografia" e são distribuídos gratuitamente, em post da Secom (Secretaria de Comunicação) no X (antigo Twitter). A pasta também convidou a conhecerem o programa Nacional do Livro e do Material Didático.
Doze milhões de estudantes e 850 mil professores voltam às salas de aula, nesta segunda-feira (4), em toda a França. Os jornais analisam os desafios da educação no país.
O Libération pergunta: a carreira de professor ainda é atrativa? Baixa remuneração, falta de reconhecimento, condições de trabalho cada vez mais difíceis... A reportagem põe em perspectiva "a mais bela das profissões".