Notícias de Educação - 05/set/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dicas

MPGO lança cartilha de valores para o público infantil

O Ministério Público de Goiás (MPGO) lançou a Cartilha Educação de Valores, focada em ensinar conceitos como empatia, solidariedade, respeito à diferença e ética para crianças. A cartilha faz parte da série “Brincar e Aprender” e segue a abordagem lúdica, incluindo jogos e exercícios para envolver o público infantil.

Sagres

A OpenAI quer o ChatGPT nas escolas

A OpenAI criou um guia de aplicabilidade do ChatGPT no ambiente escolar chamado “Teaching with AI”. A ideia é explicar e educar os professores sobre funcionamento, limitações e exemplos práticos de uso da tecnologia. Manual em inglês! (Teaching with AI)

OpenAI

Inteligência artificial: escolas americanas estão ensinando alunos a usar o ChatGPT

CNN

Tecnologia

Saiba como a inteligência artificial é aplicada na educação

Descubra como a IA está remodelando o ensino, proporcionando benefícios inovadores e personalizados para alunos e educadores
A aplicação da inteligência artificial em diversos setores evidencia a sua capacidade de aprimorar as operações em múltiplos campos. Na educação, essa tecnologia está a promover uma verdadeira revolução, otimizando o ensino e a aprendizagem e abrindo novas possibilidades para o futuro das crianças.

Catraca Livre

Gestão

Educação avança no País, mas divergências em ministério travam pautas sensíveis, avaliam especialistas

A educação se destacou como uma das principais temáticas na elaboração do plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde então, o Ministério da Educação (MEC), sob o comando do ex-governador do Ceará Camilo Santana, vem implementando uma série de avanços na área, em comparação com a administração anterior do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Terra

Profissionais da Educação

MG: Professores da rede particular param nesta terça e prometem protesto

Os professores da rede particular de ensino fazem uma nova paralisação nesta terça-feira (5/9) em Belo Horizonte depois de não acatarem a proposta de reajuste apresentada pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG).

Estado de Minas

Inclusão

Projeto leva atividades criativas a jovens que cumprem medida socioeducativa

Com aulas de robótica e projeto de vida, estudantes de 9º ano da EJA aprendem a produzir peças de baixo custo e a desenhar protótipos mais complexos no computador
Localizada em Santa Maria (RS), a EEEM (Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos) está inserida no Centro de Atendimento Socioeducativo, a antiga Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor). A escola oferece educação continuada para os adolescentes internos em cumprimento de medida socioeducativa. São três turnos, manhã, tarde e noite, nas séries finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Muitos desses jovens, com idades entre 14 e 18 anos, não frequentam a escola regular e têm graves problemas em leitura e escrita.

Porvir

Estatística, pesquisas e estudos

Brasileiro mais escolarizado vê renda desabar e cai na informalidade

Em 10 anos, quem estudou mais perdeu até 16,7% nos rendimentos, segundo dados do IBGE
Os últimos dez anos foram trágicos em termos de renda e qualidade de empregos para os brasileiros que se esforçaram para estudar mais, terminar o ensino médio ou ingressar na faculdade. No conjunto dos trabalhadores, foram os que mais perderam.

Folha de São Paulo

Trabalho faz jovens adiarem os estudos no Brasil

Trabalho e estudo, no Brasil, não são atividades que ocorrem em fases diferentes da vida, mas de forma concomitante. Pelo menos é o que mostra o Censo de 2022. A pesquisa revela que, a partir dos 18 anos, a maioria dos brasileiros já está no mercado de trabalho. Entre os estudantes do ensino superior os números são maiores: três a cada quatro estavam exercendo atividades profissionais em 2021.

Desafios da Educação

Estudo expõe infraestrutura escolar

Entre os anos 2021 e 2022, cerca de 9,6 mil escolas da rede pública do Brasil passaram a contar com Internet banda larga, beneficiando mais de 1,7 milhão de estudantes. E houve redução, de 30.024 escolas para 21.905 (Censo Escolar 2021, Inep/MEC), entre as instituições de ensino sem qualquer acesso à Internet.

Correio do Povo

Jurídicas

Justiça manda Secretaria da Educação de SP suspender liberação de material didático digital após erros em conteúdos

A Justiça de São Paulo mandou a Secretaria estadual de Educação do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) suspender a liberação do material didático digital após ser constatado graves erros no conteúdo.
Na liminar, a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, estabelece o prazo de 48h para que os slides com erros de informação, que fazem parte do material 100% digital, sejam retirados do ar "até que sejam corretamente revisados, e sigam os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação".

g1

Veja 7 polêmicas do governo Tarcísio na Educação de SP

Metrópoles

Violência

O suicídio de professora vítima de 'bullying de pais' na Coreia do Sul

(...) Em 3 de julho, Lee escreveu que estava tão sobrecarregada com a loucura do trabalho que "queria abandonar tudo". (...) O episódio desencadeou uma onda de protestos por parte dos professores do Ensino Fundamental em toda a Coreia do Sul.
(...) Os professores alegam ser frequentemente vítimas de assédio por pais autoritários, que ligam para eles a qualquer hora do dia e nos finais de semana, com queixas injustas e incessantes.

BBC

Ensino Superior

Alíquota de Fies é ‘pesadelo’ para instituições e estudantes

Recriado em 2017 com a (muito modesta) ambição de ofertar 100 mil contratos de financiamento por ano para as famílias com renda per capita de até 3 salários mínimos, o Fies se transformou em um pesadelo para as instituições de ensino superior e estudantes.

Poder 360

Governo aceita diminuir contribuição de universidades no Fies

Poder 360

MEC limita abertura de novas vagas de medicina de federais a 30% das vagas já autorizadas

Aumento não poderá exceder a 240 vagas em cada faculdade
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu as novas regras para os pedidos de aumento de vagas dos cursos de medicina de instituições vinculadas ao sistema federal de educação superior. Agora, as universidade federais poderão solicitar o aumento de vagas até um limite de 30% das vagas já autorizadas para o respectivo curso de medicina.

Correio do Povo

Negócios

Escola do Rio acerta contrato milionário com governo da República do Congo

Escola do Rio de cursos profissionalizantes, a Start assinou contrato com a República do Congo para qualificar 30 mil congoleses nos setores de óleo e gás, agricultura, serviços e empreendedorismo. Os valores ainda não foram acertados, mas será de aproximadamente 3 milhões de dólares (cerca de 17 milhões de reais) para três anos de capacitações.

Veja