O Brasil ainda precisa avançar mais para que as crianças consigam apresentar desempenho satisfatório na leitura, é o que apontam especialistas ouvidos pela Agência Brasil para falar sobre o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado nesta sexta-feira (8). Dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a partir das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos anos de 2019 e 2021, revelam que houve uma queda no desempenho da alfabetização, mostrando que, em 2019, 54,8% das crianças avaliadas foram consideradas alfabetizadas. Entretanto, em 2021, o percentual caiu para 49,4%.
SagresAprender a escrever em idade regular não só abre portas como impacta na constituição do indivíduo, apontam especialistas
Comemorado nesta sexta-feira, dia 9, o Dia Mundial da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre a importância da democratização do acesso à educação. No Brasil, embora os dados apresentem um declínio da taxa de cidadãos que não sabem ler nem escrever, ainda há uma série de impedimentos para a universalização da alfabetização.
Professores adaptam atividades para estudantes dos anos finais do fundamental que ainda têm dificuldades em português; MEC reconhece lacuna e aposta no ensino integral
(...) Por lei, as crianças deveriam ter assegurado o direito de aprender a ler e escrever até o fim do 2º ano do ensino fundamental. O Brasil, no entanto, nunca conseguiu garantir esse direito a todas, e a presença de estudantes com a alfabetização incompleta nas turmas dos anos finais do fundamental é uma realidade enfrentada pelas escolas há anos.
Americanos concluíram, por exemplo, que contato com oficinas e exposições melhorou compaixão, mas não nota
A apreciação, a prática e o estudo de artes têm valor intrínseco. No entanto, o dispêndio de recursos em atividades artísticas no universo da escola pode parecer uma preferência subjetiva injustificada, em particular para quem mede o sucesso em educação só por testes padronizados (como o Saeb, no Brasil, ou o internacional Pisa).
(...) Estudos empíricos diversos parecem indicar que sim, uma "exposição" maior a artes (não apenas em "aulas" do currículo convencional) elevam habilidades cognitivas, emocionais e sociais, embora nem sempre ou diretamente o desempenho em disciplinas ditas "básicas", como sugere o próprio estudo de Bowen e Kisida (2019) a respeito, no distrito escolar de Houston (Texas).
Na EMEI Dona Leopoldina, alunos de 4 a 6 anos desenvolvem autonomia em atividades escolares que vão do autosserviço no almoço à escolha de qual tarefa participar. A escola, que fica no Alto da Lapa, na zona oeste de São Paulo, criou uma cultura de protagonismo infantil ao ouvir demandas das crianças de forma ativa.
Folha de São PauloOrganizações internacionais e empresas têm destacado a importância das habilidades socioemocionais, como empatia e flexibilidade, em jovens que estão entrando no mercado de trabalho.
(...) Iniciativas na educação pública e privada buscam preparar jovens nesse sentido.
No cenário educacional atual, a importância do ensino e aprendizado da língua inglesa para crianças e jovens é indiscutível. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dominar o inglês não apenas abre portas para o engajamento em um mundo globalizado, mas também ajuda a ampliar as perspectivas dos alunos em um ambiente cada vez mais diversificado. Como, então, engajar e motivar os estudantes no estudo dessa língua tão importante?
Escolas ExponenciaisA Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) anunciou nesta quinta-feira (7) um primeiro guia para orientar o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa na educação. Por uma preocupação com o rápido avanço deste tipo de tecnologia em contraposição à falta de diretrizes sobre uso em escolas nos mais diversos países, o material gratuito dedica-se a explicar como esse tipo de ferramenta que tenta imitar conversas humanas funciona e quais são suas implicações para a educação.
PorvirA maioria das escolas que ofertam Educação Infantil no país não possui estruturas básicas para atender as crianças da faixa etária. Dados consolidados pelo Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2022 apontam ausência de material pedagógico infantil, biblioteca ou sala de leitura, refeitório, parques infantis e banheiros adequados.
SagresO coordenador pedagógico da secretaria estadual de Educação, Renato Dias, foi demitido após a crise em materiais didáticos produzidos pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
UolApós reportagem do UOL mostrar, no mês passado, que a pasta havia determinado o cancelamento da matrícula de estudantes com 15 faltas consecutivas, nova resolução publicada hoje determina o início de medidas de busca ativa a partir do terceiro dia de ausências não justificadas. E com imediato acompanhamento da rede de proteção de crianças e adolescentes.
UolPelo menos 110 instituições de ensino, em 60 cidades gaúchas, foram atingidas pelas enchentes no RS. Em 41 destas escolas há algum dano estrutural identificado. A informação é do governo do Estado, cujas secretarias da Educação e de Obras Públicas têm monitorado a situação das instituições escolares da rede, desde o começo da semana (5/9).
Correio do PovoAplicativo auxilia no controle dos pais e gestão pedagógica
Estudantes gaúchos beneficiados pelo programa estadual “Todo Jovem na Escola” já podem acompanhar a frequência escolar em tempo real. A nova ferramenta, lançada pelo governo do Estado via aplicativo “Escola RS”, permite que o aluno confira e monitore sua presença, para não perder o repasse mensal de R$ 150,00, creditados no cartão “Cidadão da Família”.
O que acontece quando uma menina que é negra, mede 1,62m e não tem dinheiro para treinar em clubes resolve jogar basquete? Ela só encontra times de meninos que são brancos, altos e treinam em clubes pagos. Resultado: "Ninguém passa a bola". Mas a menina para quem ninguém passava a bola entrou com tudo no jogo e está dando dribles na falta de diversidade dentro e fora das quadras.
Folha de São PauloSancionado em 2014, o plano prevê metas que o país precisa atingir até 2024. E define que, até o primeiro semestre deste ano, o Executivo deveria ter enviado ao Legislativo uma nova versão para planejar os dez anos seguintes, o que não aconteceu.
Questionado, o ministério afirmou à TV Globo que criou um grupo de trabalho sobre o tema. E que só deve enviar o projeto ao Congresso no primeiro semestre de 2024, com um ano de atraso.
Permanecer ao menos sete horas por dia na escola ou 35 horas por semana em dois turnos. Aprender com disciplinas da educação formal, como matemática e português, e receber conteúdos a mais, que levem ao desenvolvimento cognitivo e social. Essa é uma das principais apostas do Brasil para evitar que crianças e adolescentes abandonem os estudos.
Folha de São PauloOrçamento para 4 anos quer 100% dos alunos com deficiência em classes comuns, levar recursos a todas as escolas e capacitar professores
O Ministério da Educação (MEC) lançará um plano de afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) em breve. Ao Terra, fontes que participam da articulação da iniciativa adiantaram que o governo pretende investir R$ 3 bilhões para universalizar as matrículas de todos os estudantes em classes comuns, garantir recursos de acessibilidade e formação de professores.
O Ministério da Educação (MEC) vai limitar as vagas para cursos de medicina em faculdades privadas no país, visando “assegurar a qualidade da formação médica no Brasil”. É o que determina a Portaria nº 1771/23, publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira 4.
Carta CapitalAs pessoas que se encontram endividadas devido ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem esperar um alívio graças a um projeto de lei recentemente aprovado na Câmara dos Deputados, que agora segue para avaliação no Senado Federal.
Catraca LivreNa iminente apresentação de um novo projeto de lei para alterar a reforma do ensino médio, o Ministério da Educação se encontra em um fogo cruzado: de um lado estados que já investiram milhões na mudança do sistema; de outro, entidades de esquerda que pressionam o governo para uma revogação por interesses corporativistas da classe educacional. Enquanto isso, alunos recebem uma educação desprezível, considerada uma das piores do mundo.
Gazeta do PovoO número de estagiários aumentou em 30% este ano no Brasil em comparação com 2022, segundo dados do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Ao todo, 43 mil estudantes estagiam em empresas brasileiras, segundo o instituto. Dentre as áreas mais demandadas, estão: administração, direito e ciências contábeis. Já os conhecimentos mais adquiridos nessas experiências são em idiomas, Pacote Office e Photoshop.
Correio BrazilienseA Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça (5) que a Lei de Cotas, estabelecida em 2012, não deve ser extinta após o prazo de dez anos previsto para revisão. O órgão argumenta que a lei não estabeleceu um prazo de vigência, apenas determinou a avaliação da política após uma década.
Gazeta do PovoEssa mãe educa o seu filho de 12 anos em casa desde a época da pandemia do coronavírus quando, em 2020, as e/scolas tiveram de ser fechadas. Ela começou, então, a prática de ensino domiciliar, conhecido como homeschooling. Entretanto, ela apreciou tanto esse tipo de educação que continuou a educar o filho no aconchego do lar. A escola, porém, encaminhou o caso para o Conselho Tutelar, que notificou a mãe sobre a obrigatoriedade de matrícula escolar, segundo os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e direcionou-o ao Ministério Público de Santa Catarina.
IBEEInstituição no município de Lajeado realiza círculos de paz há sete anos para solucionar conflitos
(...) A chamada justiça restaurativa —processo que reúne ofensores e vítimas numa roda de escuta mútua— e os círculos de construção de paz, cuja base é o diálogo, foram as soluções contra a violência.
A moda de pais que fazem “pegadinhas” com seus filhos nas redes sociais ignora um fato importante — crianças pequenas ainda não desenvolveram seu senso de humor o suficiente para conseguir achar a situação engraçada. Uma das tendências mais recentes a viralizar em redes sociais é a de quebrar um ovo na cabeça de uma criança.
BBC(...) A educação positiva é uma maneira de educar que busca considerar a criança como indivíduo próprio, além de respeitar as fases de desenvolvimento do ser humano. Quem pratica esse tipo de parentalidade discorda de atitudes punitivas e agressivas, o que não significa que não há disciplina ou conflitos.
JCnetA importância do ensino técnico é dos poucos consensos no debate sobre alterações que devem ocorrer na reforma do ensino médio. Os percentuais de matrículas com esse formato no Brasil estão distantes de países com sucesso educacional e de vizinhos com problemas similares aos nossos.
O avanço passa por lidar com desafios legais, exemplificados na reforma do ensino médio, pelo tamanho da rede pública e por investimentos.
As crianças poderão usar dispositivos em casa para controlar remotamente os que vão representá-las nas aulas
Uma cidade japonesa pretende usar robôs para permitir aos alunos acompanharem as aulas on-line, em meio ao aumento do absenteísmo escolar causado pela ansiedade e pelo bullying, disseram autoridades municipais nesta quarta-feira (6).