(...) A Vivant se baseia no legado sólido da Dra. Maria Montessori, médica italiana que defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. Segundo o modelo, o principal objetivo da educação é a formação integral do jovem, propondo uma “educação para a vida”. Ivone explicou que a escola recebe crianças de dois a 13 anos de idade e oferta o ensino até o 9° ano fundamental.
OpçãoArremessar bombas de sementes, construir uma casa de taipa e voltar para casa cheios de lama. Essas são ações cotidianas para os estudantes da Escola da Árvore, que fica em Brasília (DF). Estar em contato com a natureza é um dos pilares da escola, que atende crianças desde a educação infantil até o ensino fundamental 2.
PorvirO Ministério da Educação reformulou sua estrutura interna e criou a Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais, que tem por objetivo aumentar a eficiência da pasta e acelerar a implementação das políticas públicas que foram anunciadas na gestão de Camilo Santana. O ato foi formalizado no Diário Oficial da União, no dia 5 de setembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
VejaO governo de São Paulo entregou 620 obras em escolas e creches até o fim de agosto. Ao todo, foram investidos R$ 517,6 milhões, considerando tanto as obras executadas via FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), ligada à Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), como aquelas de execução por meio de acordos com prefeituras municipais. Foram mais de 340 mil alunos atingidos pelas melhorias.
Poder 360O material didático do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) continua sendo distribuído para as escolas com erros conceituais, mesmo após a Secretaria de Educação paulista ter anunciado que faria uma revisão adicional das aulas.
(...) Mesmo na nova versão, professores das escolas estaduais continuam a encontrar erros conceituais no material programado para ser usado no 3º bimestre. Em um deles, por exemplo, na aula de "defeitos da visão" para alunos do 6º ano, o texto fala sobre o uso de lente convergente para corrigir hipermetropia, mas a imagem apresentada aos alunos é de uma lente divergente.
No papel, a legislação brasileira é explícita ao assegurar o direito a um sistema educacional inclusivo para todas as pessoas. Na prática, porém, instituições com salas especiais, que segregam estudantes com deficiência, continuam existindo.
(...) Segundo dados do Censo Escolar de 2022, há 1,5 milhão de estudantes na modalidade de Educação Especial - que tem como público alvo alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação ou altas habilidades. Desse grupo, cerca de 144 mil estão em classes especiais - que vão na contramão das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Cerca de 66% dos alunos com deficiência matriculados em classes especiais estão na Apae; MEC quer 100% em salas comuns
(...) Esther representa uma matrícula entre as mais de 101.384 espalhadas em 1.298 escolas especializadas da instituição, segundo dados atualizados da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) obtidos pelo Terra. Entre as opções de escolas especializadas, só a Apae concentra cerca de 66% de todos os estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento da educação básica que não estão em classes comuns, ou seja, inclusivas.
De 1,2 milhão de universitários brasileiros, apenas 3.379 pessoas transexuais estão nas federais brasileiras, o que equivale a 0,2%, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de 2018. Além disso, de todas as universidades e institutos do Brasil, apenas seis ofertam cotas para pessoas transexuais: Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC) e a Universidade Estadual do Amapá (UEAP). A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) quer mudar esse cenário.
Correio BrazilienseO Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, instituído através da Lei nº 13.005/2014, chega em sua reta final de execução com quase nenhuma meta cumprida para o ensino básico e superior do país. Esse atraso demonstra o completo descaso dos governos com a educação pública democrática, de qualidade, acessível e emancipadora.
A VerdadeO investimento em educação no Brasil é fundamental para fortalecer o acesso ao ensino e ao mercado de trabalho. Garantir esses espaços para as pessoas é possibilitar oportunidades de transformação para milhões de brasileiras e brasileiros. Levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) aponta que o investimento em educação no ano de 2021 foi o menor em dez anos.
Brasil EscolaO governo de Minas Gerais sancionou a lei que aumenta o peso das políticas públicas educacionais na divisão dos recursos provenientes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A oficialização aconteceu por meio de ato assinado pelo vice-governador Mateus Simões (Novo). O texto foi publicado na mais recente edição do Diário Oficial do estado, divulgado na sexta-feira (15).
(...) Metade das cifras atreladas ao tributo vão ser divididos conforme o desempenho dos municípios no Índice de Desempenho Escolar. O critério está ligado às avaliações externas aplicadas pelo poder público em turmas do segundo, do quinto e do nono ano das escolas mantidas pelas prefeituras.
A Globo acaba de colocar no ar a Master Globo, sua plataforma de educação direcionada a profissionais de publicidade e marketing. Com acesso gratuito, o primeiro curso oferecido é o Mídia Híbrido, que reflete as constantes transformações da indústria e a importância de se pensar a estratégia, o planejamento e mensuração das campanhas publicitárias em múltiplas plataformas, digitais e lineares.
TerraNesta sexta-feira, 15 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) participou do evento “A Cor da Desigualdade”, realizado pelo Núcleo de Estudos Raciais, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo (SP). O objetivo do seminário foi apresentar a agenda dos estudos realizados pelos pesquisadores do instituto sobre a pauta, bem como ampliar o debate com especialistas, fomentando o diálogo, o compartilhamento de conhecimentos e a reflexão sobre equidade racial. Durante a mesa “Desigualdade Educacional”, o MEC foi representado pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo, que apresentou dados da educação.
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