A história do Brasil foi contada, por muito tempo, a partir de uma perspectiva europeia, principalmente com relatos de quem veio de Portugal. Contudo, a população negra, que chegou aqui escravizada, contribuiu significativamente com a construção do país – e por muito tempo teve essa participação apagada historicamente.
O Projeto Querino, iniciativa jornalística que une podcast e reportagens, traz um olhar afrocentrado sobre o Brasil, explicitando momentos históricos brasileiros sob a ótica dos africanos e seus descendentes. Grande sucesso de público, o projeto, idealizado e coordenado pelo jornalista Tiago Rogero, vai ganhar uma adaptação para ser utilizado na escola.
Iniciativa pretende enfatizar capacitação de professores para atendimento ao autista
A universalização de matrículas, de modo a garantir a plena inclusão (100%) de estudantes PcD (Pessoa com Deficiência) à rede de ensino público de ensino, aliada à capacitação de professores. Estas são, em linhas gerais, as auspiciosas metas do plano de afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), nos próximos quatro anos, mediante investimentos no montante de R$ 3 bilhões.
O MEC foi representado por Cleber Santos Vieira, assessor especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi); e Alexandre Brasil, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu). De acordo com Cleber Vieira, a Lei das Cotas é o principal programa de ação afirmativa do país. Para ele, a premissa da lei é social, pois a matrícula em escola pública é requisito essencial para participação de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Segundo o assessor, mais de 1 milhão de pessoas ingressaram em instituições de ensino superior de 2012 até 2021 a partir das cotas. “É um projeto estratégico para o desenvolvimento nacional, para combater o racismo e, certamente, aperfeiçoar nossa democracia. É uma política pública eficiente”, afirmou.
MECA Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) uma proposta que torna o bullying crime, incluindo o praticado por meios virtuais. O texto também torna hediondos sequestro, cárcere privado, tráfico de pessoas e incitação ao suicídio ou automutilação praticados contra criança ou adolescente. A matéria institui ainda uma política nacional de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil, além de prever a criação de protocolos a serem seguidos nas escolas para combater a violência. O texto agora segue para o Senado.
R7O Projeto de Lei 1762/23 autoriza a destinação do excedente da merenda escolar para as famílias dos estudantes das escolas públicas de educação básica durante o ano letivo. Essa autorização será acrescentada à Lei 11.947/09, que trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). (...) A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CâmaraDados do Todos Pela Educação mostram que cerca de 425 mil crianças de 4 a 5 anos não frequentam a pré-escola no Brasil. Então, o problema ocorre apesar da meta de universalização da educação infantil na pré-escola até 2016, presente no Plano Nacional de Educação (PNE) previsto para o período de 2014 a 2024.
O PNE também prevê a ampliação do ensino infantil para atender também 50% das crianças de até 3 anos. No entanto, do total de 425 mil da faixa etária de 4 a 5 anos que não frequentam a pré-escola, 180 mil afirmam que há dificuldade de acesso às unidades de ensino.
(...) No Brasil, cerca de 94% dos professores regentes não têm formação continuada sobre Educação Especial - modalidade da Educação Básica, em uma perspectiva inclusiva, que tem como público pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O dado é do Ministério da Educação (MEC) referente a 2022. Na série histórica desde 2012, é o ano com melhor índice.
TerraA Justiça negou o pedido de afastamento do reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Pasqual Barretti, feito pelo Ministério Público de São Paulo, por suspeitas de improbidade administrativa e nepotismo em cargos na instituição. A juíza considerou que já há uma ação semelhante contra o reitor, de 2021… - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/09/20/justica-nega-liminar-mantem-reitor-unesp-acusado-nepotismo.htm?cmpid=copiaecola
UolNovos vídeos que circulam pelas redes sociais mostram que estudantes de medicina do Centro Universitário São Camilo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Santa Casa de São Paulo também ficaram nus durante competição esportiva universitária realizada em São Carlos, no interior de São Paulo, em abril.
R7Adultos que participaram do tumulto de terça-feira, 19, vão responder pelo crime de lesão corporal
Uma briga generalizada entre alunos de uma escola pública de Riacho Fundo, no Distrito Federal, foi registrada na terça-feira, 19. Nos vídeos, que circulam pelas redes sociais, é possível ouvir adultos gritando: "Vai que está vindo a polícia. Enterra ele, estão vindo os PMs".
Escolher a escola dos filhos é uma tarefa que exige bastante atenção dos pais, principalmente considerando as atuais exigências do mercado de trabalho, que requerem habilidades cada vez mais específicas. No entanto, quais fatores devem ser avaliados antes de tomar essa decisão? Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os pais e, para respondê-la, consultamos três especialistas em educação, que ensinam como observar, de modo certeiro, as instituições de ensino.
TerraAlunos da USP (Universidade de São Paulo) decidiram entrar em greve a partir desta quinta-feira, dia 21. Na terça, estudantes da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) já haviam decidido pela paralisação, reclamando da falta de professores e pedindo novas contratações.
R7