Nas periferias e em comunidades tradicionais, saberes ancestrais estimulam debates e dão origem a novos ativistas ambientais. Saiba como a escola pode se beneficiar disso
(...) O clima costuma aparecer no currículo das escolas de forma pontual e pouco contextualizada, geralmente com foco na mudança das temperaturas e nas suas consequências puramente ambientais. Mas poucas vezes se discute que a atual crise não atinge todos da mesma forma. As populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas e as que vivem nas periferias de centros urbanos são as mais impactadas. Daí vem o termo justiça climática, usado por movimentos socioambientais para falar do aumento da temperatura global de forma conectada com os seus efeitos sociais, éticos e até mesmo políticos.
Diretor da Escola da Serra, em Belo Horizonte (MG), descreve estratégias para monitorar e orientar a aprendizagem de estudantes
Há 20 anos, ao assumir a gestão da Escola da Serra, em Belo Horizonte (MG), apostei em uma proposta educacional avançada e atenta às questões da juventude e da sociedade. E uma das questões do nosso projeto político pedagógico que costuma chamar a atenção é como nossa gestão conseguiu implementar uma proposta de escola em que a avaliação é intrínseca ao processo de aprendizagem e não é baseada em provas.
(...) Além dos médicos como os profissionais mais bem pagos, a pesquisa da FGV também confirma uma segunda hipótese repetida à exaustão pelos brasileiros: por aqui, professores ganham muito mal. Os professores de ensino pré-escolar (ou seja, da educação infantil), são os profissionais com diploma de Ensino Superior mais mal remunerados do país, com salário médio de R$ 2.285. E não para por aí. Outros profissionais de ensino e os professores de artes aparecem logo em seguida na lista, ganhando R$ 2.554 e R$ 2.629 por mês. Os docentes de arte ainda tiveram uma queda de 45% na remuneração na última década.
TerraA fotografia atual da educação no país mostra uma imagem evidente de desigualdade no que se refere à equidade racial, para qualquer aspecto que se analise. Um exemplo disso é o desempenho de aprendizagem dos estudantes. O Núcleo de Estudos Raciais do Insper colocou lado a lado os dados de alunos brasileiros nos testes de português e de matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2007 a 2019, fazendo o recorte por cor/raça e também por gênero. Ao longo do período, as notas nos dois componentes disciplinares cresceram, mas os maiores avanços foram registrados por alunos brancos. Eles aparecem com maiores notas que negros nos estados mais ao Sul; já mais ao Norte, os alunos negros conseguem melhores desempenhos, mas sem a mesma magnitude que acontece no Sul com os brancos. O estudo também identificou uma grande diferença no desempenho entre alunos pretos e pardos, com pretos atingindo notas bem mais baixas que estudantes pardos, o que demonstra que a disparidade não se limita ao recorte por perfil socioeconômico.
Terra“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” A frase, do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, traduz bem um dos objetivos principais da educação, a mudança em seu sentido transformador.
O acesso ao ensino oferta, além do conhecimento, uma oportunidade de mudar, seja de status, de ponto de vista ou de realidade. E é buscando essa transformação que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação investe seus esforços.
O ICMS da Educação, criado a partir de projeto de emenda constitucional de autoria do deputado Gerson Claro , aprovado em 2021 pela Assembleia Legislativa, já em 2024 vai garantir mais R$ 300 milhões para investimento na educação da 1ª infância nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
A CríticaA Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) alertou, nesta terça-feira (03/10), para uma escassez global de professores e apontou que são necessários 44 milhões de docentes adicionais em todo o mundo para alcançar a educação básica universal até 2030, quando se encerra o prazo dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Folha de São PauloAumenta a busca dos colégios por estratégias voltadas à saúde e o desenvolvimento mental da comunidade escolar
A procura das escolas por soluções voltadas para a educação socioemocional cresceu 316% em 2023, é o que aponta o levantamento realizado pela Educa, edtech com foco em soluções para o ensino de competências socioemocionais em crianças e jovens.
(...) Entre o período de 2019 a 2022, a pesquisadora Jocelane Rabelo analisou as percepções de 112 estudantes e professores de uma escola de Goiânia que passou pelo processo de militarização. De acordo com os resultados, pouco mais da metade (55%) dos 97 estudantes consultados associaram a mudança a uma melhoria na infraestrutura escolar e na disciplina. No entanto, apenas 22% disseram acreditar que isso impacta enquanto melhoria para o futuro no mercado de trabalho e no desempenho em vestibulares.
SagresO RS está abaixo do percentual nacional em número de professores de Creches com diploma de curso superior. Apesar de apontar crescimento, entre os anos de 2015 (48%) e 2022 (67%), o Estado esteve abaixo da média do Brasil (62%, em 2015; e 78%, em 2022) durante o período verificado. O cenário se repete quando analisado o quantitativo de professores de Pré-Escola com formação superior. Neste caso, o RS alcançou 79%, em 2022; enquanto o percentual nacional, no mesmo ano, foi de 82%. O dado consta no Caderno ODS 4 – Educação de Qualidade no RS, divulgado dia 29/9.
Correio do PovoPolícia Civil qualificou o docente, que portava ainda um spray de pimenta, como 'vítima de lesão corporal'
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) afastou nesta quarta-feira (4) o professor que teria ameaçado um aluno com uma faca, na terça, durante manifestação de estudantes.
O Ministério da Educação (MEC) lançou na terça-feira (3), em Brasília, o “Estudo para implementação de cursos técnicos na Amazônia Legal”. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Amazônia+21 e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a iniciativa estudará a demanda por cursos de educação profissional e tecnológica no território.
SagresO governo federal definiu quantas novas vagas de medicina poderão ser abertas por faculdades privadas em cada estado nos próximos anos: Bahia lidera com 900 cadeiras, seguida por São Paulo, com 780.
No total, poderão ser abertas até 5.700 vagas, distribuídas em, no máximo, 95 novos cursos. Mas eles não poderão se instalar em qualquer lugar: apenas em um dos municípios previamente definidos pelo governo.
Proposta foi apresentada pela reitoria aos grevistas nesta quarta (4) e inclui apenas docentes temporários
A reitoria da USP (Universidade de São Paulo) apresentou nesta quarta-feira (4) aos estudantes uma proposta pelo fim da greve vigente na instituição há mais de três semanas
(...) Nos últimos anos, surgiu uma indústria de tecnologia educacional que auxilia no desenvolvimento e na distribuição de conteúdo, sistemas de gestão da aprendizagem, aplicações linguísticas, realidade aumentada e virtual, tutoria personalizada e testes. Mais recentemente, os avanços nos métodos de inteligência artificial (IA) ampliaram o poder das ferramentas tecnológicas educacionais. No entanto, para a UNESCO, as tecnologias digitais devem ser concebidas e utilizadas de maneira responsável, visando ao bem comum, assim como orientadas pelos princípios da inclusão, da equidade e do respeito aos direitos humanos. Os últimos anos, sobretudo durante a pandemia da COVID-19, nos levaram a repensar o papel da tecnologia em nossas vidas e sua centralidade na educação.
Lupa(...) Para entender como a educação brasileira vem se transformando em diferentes aspectos e em diversas pautas, o Instituto Unibanco abriu o debate em um grande encontro. O “Seminário Educação na Era das Transições”, realizado em São Paulo (SP) nesta quarta e quinta-feiras (4 e 5), contou com a participação de especialistas, professores, acadêmicos e um público estimado de 750 pessoas por dia.
PorvirDurante a campanha presidencial, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "absurda" a afirmação de que o seu governo implementaria banheiros neutros nas escolas, para acomodar alunos que se identificam como transexuais. "Só pode ter saído da cabeça de Satanás a história de banheiro unissex", ele disse, em um comício com evangélicos de esquerda em outubro do ano passado.
Mas, no nono mês de governo, a ideia já ganhou chancela de um órgão oficial: o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras — identificado pela sigla CNLGBTQIA+.