(...) O Porvir selecionou, abaixo, cursos online gratuitos para professores relacionados a temas importantes a serem tratados nas escolas: protagonismo e metodologias ativas, educação antirracista, projeto de vida, educação ambiental, diversidade, inclusão, educação socioemocional e tecnologia.
PorvirProjeto de professor em Paripiranga, no interior baiano, transforma alunos do ensino fundamental 2 em escritores. Inspiradas no cotidiano, as crônicas ganharam podcast e foram publicadas em livro prestes a ganhar segunda impressão.
PorvirInteligência artificial, internet das coisas e realidade virtual e aumentada são tecnologias que estão disponíveis atualmente no mundo. Outras como computadores, tablets, lousa digital, jogos virtuais estão diretamente associadas à Educação. Assim, os acadêmicos já discutem qual é o papel do professor na educação diante das novas tecnologias?
(...) “As novas tecnologias são um caminho sem volta. Esse caminho já vinha acontecendo há bastante tempo, porém, antes da pandemia havia bastante resistência dos professores que davam aulas nos cursos presenciais e na educação básica, principalmente”, contou.
As redes sociais desempenham um papel ambivalente na preparação para o Enem; veja como utilizá-las da melhor forma nesta reta final
As redes sociais tornaram-se uma parte integral da vida cotidiana de milhões de pessoas em todo o mundo. Elas desempenham papéis variados, desde a manutenção de conexões sociais até a divulgação de informações e notícias. Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as redes sociais também desempenham um papel significativo.
Dois programas de incentivo ao estudo, permanência na escola e ingresso no mercado de trabalho foram lançados ontem pelo Estado. O Programa “Partiu Futuro” visa oportunizar acesso ao mundo do trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social, através da promoção de estágios e aprendizagem profissional. O investimento anunciado é de R$ 42,3 milhões, entre 2024 e 2026; e prevê três principais eixos de atuação: estágio em escolas (R$ 1,5 milhão), Jovem Aprendiz no Setor Público (R$ 40,8 milhões) e Jovem Aprendiz em Escolas Técnicas.
Correio do PovoFormação negligencia prática na sala de aula; docentes que estagiaram são minoria e relatam experiência burocrática e distante da realidade das escolas
(...) Quando fez a licenciatura em Letras, não aprendeu nada sobre como lidar com os alunos. No estágio, que deveria ser a oportunidade para experimentar a prática da docência, ele tinha de ficar sentado, passivamente, vendo aulas, sem ser chamado a atuar nas atividades. Desestimulado, fez só 10% da carga horária obrigatória e conseguiu assinatura da escola para comprovar a parte restante.
(...) Essa é, infelizmente, a história da maioria dos professores no Brasil e de uma formação que, entre outros tantos problemas, negligencia a importância do estágio.
O governador Ronaldo Caiado quer garantir o pagamento de bônus por resultados para os servidores da rede estadual de educação de Goiás. Para isso, enviou, nesta segunda-feira (16/10), um projeto de lei à Assembleia Legislativa.
O benefício adicional equivale a 95% dos vencimentos e será pago na folha de dezembro de 2023. A iniciativa representa investimento de R$ 198 milhões e vai beneficiar cerca de 48 mil professores e servidores administrativos, entre efetivos e temporários.
Alunos diagnosticados com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e dislexia terão uma hora a mais nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para compensar a dificuldade de concentração atrelada às condições.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aprovou neste ano 38.101 solicitações de atendimento especializado. Dentre elas, 13.686 foram de candidatos com TDAH e 1.135 de participantes com dislexia.
Em qualquer debate sobre os problemas do Brasil, há uma unanimidade em relação à educação: é o único caminho para um futuro melhor, a melhor maneira de fomentar o conceito de cidadania, a fórmula da prosperidade de uma nação etc. Mas duas pesquisas divulgadas nesta semana mostram que, na prática, talvez a educação não seja tão importante assim para nós.
Money Report(...) No caso da PEC do Manejo, que prevê o remanejamento de até 5% da verba atualmente carimbada da Educação para a Saúde, o governo Tarcísio propõe que São Paulo passe a olhar os “gastos sociais” de uma forma global.
(...) A PEC proposta por Tarcísio mantém os atuais 42% de recursos totais destinados para as duas áreas — Educação e Saúde —, mas permite que os 5% “extras” que a lei estadual exige para a Educação, em relação ao piso definido pela Constituição Federal, possam ser transferidos para a Saúde, conforme necessidade identificado pelos governantes.
Dados foram obtidos com exclusividade por GLOBO com pesquisadores da edtech AIO Educação, que retiraram informação diretamente da sala segura do Inep
Pelo terceiro ano consecutivo, Minas Gerais foi o estado que conquistou a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os mineiros ficaram com nota de 561 pontos em 2022, considerando a média das provas objetivas e da redação.
Quase três maracanãs lotados fora da escola. É esse o contingente de crianças brasileiras (180 mil) alijadas do direito constitucional de acesso à Educação, pois estão sem acesso à pré-escola.
Para a analista de Políticas educacionais do Todos Pela Educação, Daniela Mendes, tal número alarmante atesta que há “uma desconexão entre oferta e demanda. Há falta de vagas, falta de transporte para que as crianças cheguem à escola. Mas há também um grande contingente de crianças que estão fora da escola simplesmente porque os pais não querem matriculá-las”.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá mudar nos próximos anos, acompanhando as alterações nos currículos do ensino médio em todo o país. Essa mudança, no entanto, ainda deve demorar. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, um novo modelo poderá começar a ser aplicado apenas a partir de 2025, depois de ser amplamente discutido. A Agência Brasil conversou com estudantes e especialistas sobre o que esperar do futuro do Enem.
Escolas ExponenciaisCinco instituições particulares concentram 27% de todos os alunos do ensino superior no Brasil. Dos 9,4 milhões de matriculados nos cursos de graduação do país no ano passado, mais de 2,5 milhões estudavam nessas entidades. Juntas, elas detêm mais alunos do que as 312 instituições públicas de ensino superior do país, que possuem ao todo 2,07 milhões de estudantes.
Folha de São PauloExiste muita instituição de ensino superior (IES) que investe em metodologias inovadoras e em tecnologia de ponta, mas que cujo resultado acadêmico deixa a desejar. O antídoto para o fracasso é só um: formação continuada de docentes.
(...) Um dos maiores especialistas em ensino híbrido no Brasil, Hoffmann foi um dos participantes de uma mesa-redonda intitulada Transformação digital e inovação estratégica por meio da formação continuada de docentes. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (17) no 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED).
Além das medalhas, o grupo conseguiu o melhor resultado nas provas de conhecimento individual e em grupo e fez a melhor prova de foguetes
O Brasil brilhou na 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica ( OLAA), realizada no Centro de Inovação em Ciências Espaciais do Panamá, na cidade de Chiriqui. Os jovens estudantes ganharam cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata.
Cerca de 30 estudantes invadiram nesta terça (17) a sede da Secretaria Estadual de Educação, na praça da República, no centro de São Paulo, para cobrar um encontro com o titular da pasta, Renato Feder. Contrários ao novo ensino médio e a uma série de ações adotadas para a área no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), os estudantes dizem que há meses tentam um encontro com o secretário para discutir mudanças naquilo que tem sido implementado nas escolas estaduais.
Folha de São Paulo