Diretora da escola Clóvis Borges Miguel, em Serra (ES), Elaíse Soneghetti conta como a criação de comitês e do Colegiado Estudantil ampliou a participação dos alunos nas decisões e melhorou significativamente o clima escolar
O cotidiano escolar é um local rico em oportunidades e, para que isso se torne realidade, sempre considerei muito importante focar no trabalho que envolve toda a comunidade escolar. Como gestora, entendo que a participação de todos os atores faz da escola pública um espaço democrático, e garante aos estudantes o direito de usufruir ativamente da construção do seu conhecimento, criando propostas e alternativas para superação de problemas. Esse movimento é crucial para o sucesso e a permanência do aluno na escola.
Cada vez mais, as práticas de robótica ganham relevância como ferramenta educacional no Brasil, estimulando inovação, criatividade e a experimentação no contexto escolar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 26,7% das escolas públicas e privadas brasileiras oferecem alguma atividade relacionada à robótica. A curva de crescimento, ainda que acentuada, mostra que há potencial para maiores ciclos de expansão no curto prazo. E o aprendizado em sala de aula tem sido impulsionado pela participação dos estudantes em competições nacionais e internacionais.
TerraGuilherme Cintra, diretor de inovação e tecnologia da Fundação Lemann, defende o uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação. O especialista argumenta que a educação tem um papel fundamental na vida das pessoas e que a tecnologia tem um papel de equacionar questões complexas do mundo educacional. Animado com a novidade, Cintra destaca que a IA não substitui profissionais, mas apenas realiza algumas tarefas.
SagresPesquisadores da Universidade Federal do Ceará constataram que os repasses financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae, diminuíram nos últimos seis anos na maioria dos estados brasileiros. A análise dos dados de 2014 a 2020 está descrita em artigo publicado nesta sexta-feira 20 na revista científica Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação.
Carta CapitalProposta de Emenda à Constituição (PEC) de Tarcísio, que prevê remanejar 5% da educação para a saúde, foi entregue à Alesp nesta semana
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para flexibilizar o percentual mínimo de dinheiro que deve ser aplicado em educação no estado é vista com preocupação por especialistas da área, que temem um agravamento dos problemas da rede paulista de ensino.
O programa Tesouro Direto lançou nesta quinta-feira, 19, o Tesouro Direto Coletivo, funcionalidade que permite que familiares e amigos também possam investir em nome de crianças e adolescentes no Tesouro Educa+, título destinado à formação de renda complementar para custear estudos, e auxiliar no planejamento de ações educacionais desses beneficiários.
TerraLevantamento feito pelo Itaú Social e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal avaliou a qualidade dos ambientes de aprendizagens nas creches e pré-escolas pela primeira vez desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017.
(...) A pesquisa é considerada a uma das maiores avaliações em âmbito nacional já realizada com este recorte da qualidade na Educação Infantil, onde foram analisadas 3.467 turmas de creches e pré-escolas, contemplando 1.807 unidades de ensino de todas as regiões do país.
Apesar da pandemia de Covid-19, que causou impactos econômicos e sociais no país e no mundo, o Brasil apresentou melhora em índices de pobreza na infância. No entanto, viu dobrar a taxa de analfabetismo em crianças.
Os dados são do relatório Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou nesta quinta-feira (19) a lei do Amazonas que reservava 80% das vagas do vestibular da universidade estadual para estudantes que tivessem cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ou privadas no estado. Por maioria de votos, a Corte entendeu que essa modalidade de cota viola a garantia constitucional de que todos os cidadãos tenham tratamento igualitário.
Gazeta do Povo(...) Em diversos países, esta via é muito comum e respeitada, enquanto no cenário brasileiro vai aos poucos sendo valorizada — sabidamente, o jovem com um diploma desta natureza têm mais chances de conseguir uma boa vaga. Há diferentes tipos de formação nesse degrau escolar, que abrange hoje 2,7 milhões de brasileiros. As que exigem ensino médio completo e uma certificação (185 especialidades ao todo) vão de auxiliar de enfermagem e guia de turismo a técnicos em administração e eletrônica. Pois é justamente nesta seara que viceja hoje no país uma sorte de ilegalidades que levou o Ministério da Educação (MEC) a ser notificado.
VejaCasos de violência podem ser potencializados pela falta de diálogo na escola e de orientação em relação às redes sociais
Quando a pandemia de Covid-19 começou e o ensino remoto se tornou a única alternativa pedagógica, não faltaram análises otimistas sobre o uso dos recursos digitais. Além de potencializar o aprendizado, esperava-se que a comunicação entre estudantes e professores fosse mais próxima e horizontal. Mas o que tem sido identificado por especialistas em educação e entidades sindicais é que os ambientes virtuais registram cada vez mais casos de violência e hostilidade. Também são lugares favoráveis à disseminação de discursos de ódio, que podem resultar em agressões presenciais. Nos dois casos, professores são alvos comuns e precisam lidar com as consequências em sua saúde física e mental.
Um estudante de 17 anos e sua mãe são suspeitos de terem agredido uma professora com tapas e chutes na Escola Estadual Donizetti Aparecido Leite, em Embu Guaçu, na Grande São Paulo. O caso aconteceu na terça-feira (17) e foi registrada por uma câmera da escola.
Folha de São PauloAlunos da Escola Estadual Prof. Neusa Figueiredo Marçal, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, se envolveram em uma briga na rua, na saída da escola, e a confusão terminou com o pai de um deles preso e um aluno hospitalizado.
O responsável, de 44 anos, sacou uma arma para tentar defender o filho, de 16, atirou no chão, mas o tiro ricocheteou e atingiu o ombro da vítima. O caso aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 18.
A escolha da escola para os filhos é uma decisão crucial para os pais e responsáveis. Com tantas opções disponíveis, a busca pela instituição de ensino ideal pode ser desafiadora. Psicopedagogas explicam que o mais recomendado é que tanto a criança quanto os familiares ou responsáveis se sintam acolhidos e bem-vindos pela escola, e ainda, que a instituição escolhida tenha valores parecidos com os que são idealizados por eles. Especialistas enfatizam que não existe uma escolha única que atenda a todas as famílias.
TerraNesta quinta-feira, 19 de outubro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), iniciou a Consulta Pública – Proposta de alteração da Portaria Normativa nº 11/2017, do Ministério da Educação, em dispositivos relativos à oferta de cursos de graduação na modalidade de educação a distância na plataforma Participa + Brasil. A iniciativa de participação social sobre regulação da oferta de cursos superiores à distância foi estabelecida pela Portaria nº 1.838/2023 e ficará aberta para participação social até 20 de novembro, conforme Aviso de Consulta Pública nº 1/2023.
MECSete em cada dez secretarias municipais de educação não fizeram nenhuma ação ou tomaram poucas providências para adotar o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas. Os dados, do Instituto Alana e do Geledés Instituto da Mulher Negra, foram citados nesta quinta-feira (19) pelo senador Paulo Paim (PT-RS) em audiência pública interativa na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre os 20 anos da Lei 10.639, de 2003. A lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. A norma também institui a data de 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.
SenadoEspecialistas ouvidos no seminário "As altas habilidades e a educação", realizado na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (19), ressaltaram a necessidade de promover o atendimento individualizado dos alunos superdotados, além da capacitação dos professores para atendê-los. O evento foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara, em conjunto com o Senado Federal.
CâmaraO Fórum Nacional de Educação (FNE) publicou, na terça-feira (17), o Documento Referência para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. Anteriormente, o Regimento Geral e o documento de Orientações para a Organização das Etapas Preparatórias da Conae 2024, que tem um caráter extraordinário, já haviam sido divulgados.
SagresApós alunos condenarem as ações de Israel em Gaza, em uma carta assinada por mais de 30 grupos de estudantes, a faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, perdeu o apoio de bilionários. A insitituição é uma das mais renomadas do mundo.
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