Professores e especialistas explicam como as abordagens se encontram ao articular as áreas do conhecimento e a Base Nacional Comum Curricular
“As vantagens são muitas: o interesse, a curiosidade e a criatividade dos alunos são bastante aguçados e percebe-se o envolvimento deles, pois, geralmente, gostam muito de atividades práticas e essa abordagem possibilita isso de maneira muito efetiva.” O relato é de Alexandre Flávio Silva, professor 5º ano da Escola Municipal Promorar, no município João Monlevade (MG). Mas você sabe a qual abordagem ele está se referindo? Aqui vai mais uma dica: ela usa metodologias ativas e, portanto, coloca o aluno no centro do processo de construção de seu próprio conhecimento. Alexandre é mais um adepto da abordagem STEAM, um acrônimo para as palavras (em inglês) ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Especialista explica como essa forma de arte pode ser utilizada em sala de aula para auxiliar no ensino e aprendizado de alunos
(...) Por meio de uma plasticidade positiva (capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar de forma benéfica em resposta a estímulos e experiências), a música na Educação Básica potencializa o cérebro como um todo.
As gerações que nasceram num mundo digital também precisam ser preparadas para usar as ferramentas tecnológicas com responsabilidade e destreza
As crianças e adolescentes passam boa parte da vida no ambiente escolar. Essa convivência é fundamental para que consigam viver e conviver em sociedade. Para acompanhar as evoluções, é preciso, hoje, ir além da alfabetização básica. Matemática, história, português, geografia e outras disciplinas continuam essenciais, mas, para garantir a compreensão do mundo, as instituições de ensino precisam garantir o letramento digital, que é a compreensão e capacidade de interpretar, criar e desenvolver habilidades de leitura e escrita no cenário tecnológico.
O novo universo de possibilidades aberto pela tecnologia invade a sala de aula e levanta discussões éticas e sobre capacitação nas escolas
Investir em tecnologia é pouco para construir uma escola do futuro. A grande mudança está em repensar os modelos educacionais enraizados há séculos. A utilização das tecnologias digitais não se resume à instrução da utilização de ferramentas, mas ao desenvolvimento de competências para criação, seleção de recursos, processos e produtos que ajudem a resolver problemas do mundo real, vivenciados pelos estudantes ao longo da vida, sem perder de vista a ética, a responsabilidade e a cidadania.
O ministro da Educação, Camilo Santana, tem como meta nos próximos quatro anos reestruturar o ministério e melhorar a qualidade do ensino no país. Para isso, a estratégia do engenheiro e ex-governador do Ceará é baseada em um tripé: a alfabetização, a escola em tempo integral e a conectividade.
Correio BrazilienseA preocupação com o avanço da municipalização nas escolas estaduais de Ensino Fundamental motiva debates entre as entidades que representam os profissionais da educação. Na tentativa de pensar estratégias e barrar o avanço do modelo no Estado, representantes do sindicato dos professores estaduais (Cpers), das direções do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa), se reuniram, no início da semana (em 16/10).
Correio do PovoNo dia 15 de outubro se “comemorou” mais um Dia dos Professores. A palavra se encontra entre aspas pois, todos os anos, nesta data, é comum vermos e compartilharmos publicações que reconhecem a importância e a dedicação desses profissionais. Entretanto, nos outros 364 dias do ano os profissionais da educação vivem a realidade de uma profissão que se encontra entre as menos valorizadas do Brasil.
TecMundoNo momento em que o Congresso discute estender a Lei de Cotas por mais dez anos, dados do Censo da Educação Superior, do Inep, mostram uma redução no número de estudantes que ingressaram em instituições federais por meio do mecanismo. Foram 108,6 mil calouros cotistas em 2022, 16 mil a menos do que no ano anterior, o que representa uma queda de 13%, a maior em uma década.
O GloboA decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de reduzir, de 30% para 25%, a participação do setor de educação na receita estadual, além de provocar reações e protestos contrários à medida, deve implicar uma perda de até R$ 9,66 bilhões para universidades, escolas e creches paulistas, já no próximo ano.
A medida, que pode comprometer a meta de ampliação de vagas em creches nos municípios paulistas, foi encaminhada, à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na última terça-feira (17) pelo chefe do Executivo bandeirante, por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Às vésperas do início do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o MEC (Ministério da Educação) anunciou que vai atrasar em uma semana o prazo de aplicação das provas nas escolas de todo o país.
O cronograma inicial previa que as provas seriam aplicadas de 23 de outubro até 10 de novembro, mas até esta sexta (20) o governo federal não garantiu a entrega das provas a todos os estados e municípios brasileiros. Com a prorrogação, o prazo foi ampliado até 17 de novembro.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverá mudar nos próximos anos, acompanhando as alterações no currículo do ensino médio em todo o país. Essa mudança, no entanto, ainda deve demorar. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, um novo modelo poderá começar a ser aplicado apenas em 2025, depois de ser amplamente discutido.
R7Nesta segunda-feira inicia a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. As provas são realizadas, até o dia 17/11, em todos os municípios brasileiros. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de estudantes, c
Correio do PovoDezenas de cidades do país podem estar recebendo mais recursos públicos do que deveriam por meio de matrículas fantasmas em cursos de EJA (Ensino de Jovem e Adulto). A suspeita é que os municípios aumentaram artificialmente o número de estudantes nesta etapa para conseguir mais verbas federais.
Folha de São PauloUm ataque a tiros dentro de uma escola na zona leste de São Paulo deixou uma pessoa morta e outras duas feridas. O atirador foi detido e está sob custódia da polícia. De acordo com as primeiras informações, o responsável pelo ataque sofria bullying.
R7Com a chegada do novo ano letivo, especialistas explicam como escolher uma instituição que atenda aos requisitos da criança e da família
O ano letivo de 2023 está perto de acabar, e chegou a hora de os pais decidirem em qual escola seus filhos vão estudar. Seja para renovar a matrícula, ou para buscar uma nova instituição de ensino, a tarefa requer reflexão e cuidado por parte dos responsáveis.
Depois de 17 dias de paralisação, um acordo com a universidade, nesta sexta-feira, 20, encerrou a greve de estudantes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conforme a instituição, os alunos se comprometeram a desocupar, durante este fim de semana, o prédio do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), que havia sido ocupado no início do movimento. A decisão foi tomada em reunião entre a comissão de negociação constituída pela reitoria e representantes do movimento estudantil.
TerraO grupo chileno de educação infantil Vitamina chegou ao Brasil em 2019 com a promessa de revolucionar a área. Em um início agressivo, comprou 37 escolas, a maioria em São Paulo, e projetava ter mais de cem no país. Passados quatro anos, porém, o grupo realiza uma retirada silenciosa, deixando um rastro de problemas judiciais, dívidas e críticas de pais e professores.
Folha de São Paulo