Confira três pontos importantes para orientar sua prática e garantir que a temática está presente durante todo o ano
(...) O racismo afeta de diferentes formas as crianças desde que são os bebês. Por isso, o professor precisa criar um ambiente em que as diferenças sejam vistas e acolhidas em seus aspectos positivos para o desenvolvimento dos pequenos. Nessa etapa da vida, a identidade é construída com os elementos da cultura e das experiências que são proporcionadas no âmbito familiar e social. Por isso, é essencial promover vivências e práticas pedagógicas inclusivas que contribuam para o enfrentamento de estereótipos.
Tinkering é uma terminologia que não tem tradução para o português, mas pode ser entendida como “aprender fazendo”. Trata-se de uma abordagem educacional que envolve exploração e engajamento com materiais físicos, promovendo a construção de conhecimento por meio da integração entre prática e teoria. “Acreditamos que o aprendizado e a compreensão acontecem por meio de vivências”, afirma Sebastian Martin, pesquisador do Tinkering Studio, iniciativa do The Exploratorium, laboratório de pesquisa em aprendizagem sediado em São Francisco, nos Estados Unidos.
PorvirSegundo dados do SPC Brasil, 46% dos brasileiros, com idade entre 25 e 29 anos, estão endividados e inadimplentes. Além disso, 75% dos jovens, com idade entre 18 e 30 anos, não fazem controle de gastos. Diante desse cenário, fica a pergunta: será que a inclusão da educação financeira na grade escolar seria uma solução para formar cidadãos capazes de gerir suas finanças na vida adulta? Para o governo de São Paulo, a resposta é sim.
TerraEspaço on-line criado na Escola Politécnica da USP busca fortalecer o laço entre a educação e a tecnologia e tem como público-alvo educadores, designers educacionais, pesquisadores e gestores da área da educação
“A Educação Imersiva utiliza mídias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, aplicadas à educação. Essas tecnologias têm grande potencial educativo, pois permitem que os estudantes tenham acesso a inúmeras experiências imersivas como, por exemplo, levar um estudante de Engenharia para conhecer uma usina nuclear”, afirma o professor Romero Tori, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicando o conceito dessa inovadora tecnologia no recém lançado portal Educação Imersiva.
(...) Disponível gratuitamente para Windows, a ferramenta simula a Amazônia em 3D, com elementos da fauna e da flora do bioma, para que o jogador possa conhecer e explorar a região diretamente do computador.
Destinado ao público infanto-juvenil, o jogo pode ser utilizado tanto em sala de aula, como para entretenimento geral. Ele foi desenvolvido como um gametur, modalidade que mescla o lúdico de um jogo com o turismo à distância, de forma a apresentar e ensinar aspectos locais.
Com o objetivo de minimizar os estragos causados pela pandemia da Covid-19 na educação, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed-BH), em parceria com o Grupo Eureka, decidiu adotar o programa Recomposição das Aprendizagens, no ano passado. Nesta terça (28/11), mais de 300 educadores da rede pública de ensino se reúnem para compartilhar os resultados da iniciativa, que contempla alunos do 4º ao 9º anos do ensino fundamental.
Estado de MinasNa Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca (SP), um aluno autista do 2º ano do ensino médio sofria com o barulho durante as aulas -- a sensibilidade auditiva é um sintoma comum do transtorno. Os colegas do menino, coordenados pelo professor Henrique Pereira, criaram uma solução simples: um sensor luminoso que acendia sempre que os ruídos estavam acima de 85 decibéis.
g1O presidente Lula acaba de enviar ao Congresso Nacional Medida Provisória, cuja minuta foi obtida com exclusividade pelo Correio Braziliense, que institui a poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar para estudantes do ensino médio. O texto será publicado amanhã (hoje) no Diário Oficial da União.
Correio BrazilienseO programa Renegocia FIES já beneficiou mais de 70 mil brasileiros em apenas 13 dias — entre 7 e 20 de novembro. Os dados são do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, mais de 1,2 milhão de brasileiros se enquadram nos critérios de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Correio BrazilienseUm relatório da agência Bori, em parceria com a Elsevier, mostrou que a produção científica brasileira disparou desde 1996 e que o impacto acadêmico dos trabalhos também cresceu. O levantamento, que considerou os dados até 2022, foi divulgado nesta terça-feira.
O GloboViolência em espaços educacionais cresce pós-pandemia. Doutora em educação, Telma Vinha fala ao ‘Nexo’ sobre como o problema atinge o Brasil de forma mais acentuada
(...) “Há um ecossistema de violência que foi muito alimentado nos últimos anos, de que existem inimigos imaginários, com lideranças que instigam conflitos e estimulam ódio contra alguns grupos. Para algumas pessoas, assim como os autores dos ataques, isso é entendido como uma autorização para agir. É a violência sendo permitida em nome de causas e lutas”, afirma a doutora em educação Telma Vinha.
A qualidade do ensino superior está em debate e a bola da vez são os cursos a distância. O tema voltou à pauta devido aos resultados do último Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
(...) No Dia Nacional da Educação a Distância, o Desafios da Educação levanta o debate sobre o cenário e os rumos da modalidade no Brasil.
De cada dez estudantes brasileiros entre 15 e 24 anos, um deles frequenta cursos profissionalizantes. Não é pouco, mas ainda fica bem abaixo da média dos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que varia de 35% entre os estudantes de 15 a 19 anos a 65% entre aqueles com 20 a 24 anos. As informações são da Agência Brasil, com base em dados do relatório Education at a Glance 2023, publicado pela OCDE. Para que esse número aumente em terras brasileiras, as instituições precisam intensificar o processo de desmistificação sobre os cursos técnicos.
Educação em PautaUma revisão de 16 estudos nacionais e internacionais concluiu que há aumento de 32% na remuneração recebida ao longo da vida de profissionais que concluem o ensino técnico. A análise, feita pelo pesquisador do Insper Ricardo Paes de Barros e outros colegas, resultou em um livro que será lançado nesta quarta-feira, 29. O levantamento também vê a educação profissional e tecnológica como investimento público rentável, em que para cada R$ 1 voltam R$ 3 em forma de salário para o jovem.
O Estado de São Paulo(...) O MBA em ESG que Stocker coordena acabou de ser criado pela FGV justamente para atender à alta procura de profissionais por um MBA focado nessas habilidades e competências. "Nós já tínhamos o ESG como uma disciplina transversal, ministrada em vários outros cursos nossos de MBA", explica Stocker. "Mas a procura é tão grande que decidimos formatar um currículo específico para o ESG. Foi uma decisão acertada. Já temos oito turmas para iniciar em março de 2024 em unidades da FGV pelo Brasil."
(...) Além do ESG, outra necessidade em alta no mercado de trabalho envolve a aplicação das inovações tecnológicas.
Para muitas famílias, a questão central é colocar a criança para fazer networking
Professores de escolas ditas de elite têm enfrentado um dilema exemplar da situação brasileira. São eles que, diante da tarefa hercúlea de ensinar, recebem uma molecada cujos pais não os deixam esquecer que estão pagando pelo serviço e querem ver resultados. Na escola tida como empresa, é o produto final que está em disputa.
As emendas propostas ao Documento Referência pelos delegados eleitos nas etapas estaduais, municipais e distrital serão analisadas em duas fases na Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, marcada para acontecer de 28 a 30 de janeiro, em Brasília (DF), antes da conclusão do texto final do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Serão consideradas apenas as emendas votadas e aprovadas nas Conferências Estaduais e Distrital de Educação.
MECComeçou nesta segunda-feira, 27 de novembro, o “Simpósio Internacional Diretor Escolar: Formação em foco”. O evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e visa a incentivar debates e reflexões sobre os desafios e as demandas cotidianas na gestão das escolas públicas. A formação ocorrerá até terça-feira, 28 de novembro, com transmitido ao vivo pelo Canal do MEC no Youtube.
MECLevantamento do GLOBO mostra que apenas 10% da grade horária de escolas pelo país é reservada às Ciências Sociais
O levantamento mostra que os currículos estaduais têm, em média, um tempo de aula de cada uma dessas disciplinas a cada ano do ensino médio. Na prática, os arranjos mais comuns concentram essas aulas nos dois primeiros anos e as excluem no final do ensino médio, o que acontece em 13 estados.