Explorar o universo dos mapas mentais é mergulhar em um mundo onde a organização de ideias ganha cores, formas e mais eficiência nos estudos. Se você busca uma forma diferente de visualizar seu aprendizado e melhorar a caminhada até a aprovação no vestibular, o mapa mental é uma boa alternativa.
Aprova TotalComputadores e tablets se tornaram uma parte importante do ensino dentro da sala de aula. Segundo dados da ONU, 46,7% das turmas de ensino básico (até o quarto ano) em todo o mundo têm acesso a computadores. Na União Europeia (UE), esse índice é o dobro: chega a 98%.
Apesar do uso já difundido dessa tecnologia nas escolas, nem todos os especialistas em educação compartilham da opinião de que computadores dentro da sala de aula resultam em vantagens.
A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou relatório assinado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) que avaliou as políticas do governo federal sobre a educação básica e apontou o descumprimento da maior parte das estratégias para a qualidade da educação básica no país. O foco da avaliação foi o cumprimento da Meta 7 do Plano Nacional de Educação.
Diário do PoderO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta 4ª feira (6.dez.2023) os governantes que defendem que os serviços de educação e saúde públicas de suas regiões são bons, mas não fazem uso deles. “Você chega a um prefeito e pergunta: ‘Como é a educação municipal na sua cidade?’ e ele diz: ‘Extraordinária, fantástica’. [Pergunto]: ‘Teu filho estuda nela?’ ‘Não’”, disse. O petista afirmou ainda que é pelo fato de esses governantes não frequentarem os espaços públicos que a verba destinada a eles é considerada gasto e não investimento.
Poder 360Dados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), publicado nesta terça-feira (5), revelam que as mudanças realizadas nas escolas durante a pandemia da Covid-19 resultaram em uma série de consequências para a qualidade de aprendizado ao redor do mundo. O projeto realizou um comparativo entre países que adotaram modelos remotos de ensino e países que mantiveram as escolas abertas. O resultado foi contrário ao esperado. A Suécia, um dos sistemas educacionais que manteve as unidades de ensino em funcionamento durante o auge do isolamento, não apresentou melhora no desempenho, registrando, na verdade, uma queda severa nas notas no Pisa 2022.
O GloboEm negociações com o Congresso para a reforma do Novo Ensino Médio, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), avisou a aliados que não abre mão de uma carga horária mínima de 2,4 mil horas para a formação básica dos estudantes. O problema é que o relator do texto na Câmara, Mendonça Filho (União-PE), avisa nos bastidores não vai acolher no parecer mais do que 2,1 mil horas. Hoje, a formação básica é de 1,8 mil horas.
O Estado de São PauloO presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai deixar caducar a medida provisória do governo Lula (PT) que criou um fundo que vai pagar alunos pobres para permanecerem no ensino médio. O tema deve ser tocado por um projeto de lei já em trâmite na Casa, com previsão para votação na próxima semana.
Folha de São PauloVai à sanção o texto substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto que cria a política nacional de atenção psicossocial nas comunidades escolares. (...)
O principal objetivo da política é promover a saúde mental de todos que integram a comunidade escolar — alunos, professores e demais profissionais que atuam na escola, além de pais e responsáveis. O projeto estabelece medidas para informar a sociedade sobre a importância da saúde mental nas escolas e para garantir o acesso da comunidade escolar à atenção psicossocial. O texto também estimula a divulgação de informações científicas relativas aos cuidados psicológicos.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (6) uma emenda ao projeto de lei da Câmara (PLC) 88/2018, que estabelece regras gerais para valorização dos profissionais da educação básica pública. A matéria prevê planos de carreira, formação continuada e condições de trabalho para professores, diretores, inspetores e técnicos e segue para votação em Plenário. A emenda previa a oferta de capacitação profissional a cada cinco anos, pelo menos, para profissionais da educação escolar básica pública.
SenadoAs deputadas Luciana Genro (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e o deputado Jeferson Fernandes (PT) entregaram nesta quarta-feira (6) um documento ao governo estadual pedindo a retirada do regime de urgência de cinco projetos relacionado à pauta da educação: os PLs 517, 518, 519 e 520, e a proposta de emenda à constituição (PEC) 299. Os parlamentares, representando toda a oposição de esquerda ao governo (PSOL, PT e PCdoB), solicitaram que haja mais tempo para se dialogar com os educadores e estudantes sobre as propostas.
Sul 21Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) o decreto de Lei N° 5.668/2023 que veda a extinção de escolas cívico-militares em Rondônia. O documento consta na edição do Diário desta terça-feira (05) e é assinado pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Marcelo Cruz (Patriota).
News RondôniaA frequência escolar das crianças com 4 e 5 anos recuou 1,2 ponto percentual entre 2019 e 2022. Passou de 92,7% para 91,5%, segundo dados da Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE, divulgada nesta quarta-feira. Os principais motivos apresentados para não frequentar a escola são escolha dos pais e falta de vagas em creches.
ExtraA parcela da população de 25 a 64 anos que não havia concluído a educação básica obrigatória foi de 41,5% no Brasil em 2022, apontam dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (...) O percentual corresponde a mais do que o dobro da média de 20,1% estimada em 2021 para os países da OCDE.
Folha de São PauloO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS/IBGE) referentes ao ano de 2022. Na semana de referência da pesquisa, 10,9 milhões de jovens afirmaram que não estudavam e nem trabalhavam.
A situação gerou o termo “nem-nem” e é um desafio para a sociedade brasileira, pois atinge um a cada cinco jovens de 15 a 29 anos. As causas da situação nem-nem apontadas na pesquisa são diversas: cuidado de parentes, responsabilidades domésticas, gravidez, problemas de saúde, falta de trabalho na localidade onde mora.
A Universidade de São Paulo (USP) conquistou a oitava posição no GreenMetric World University Ranking 2023, tornando-se a universidade mais sustentável da América Latina, conforme anunciado durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Dubai, Emirados Árabes, em 5 de dezembro.
SagresSó no segundo semestre, quatro movimentos de M&A envolvendo franquias de educação aconteceram. Perspectiva é de que movimento permaneça em 2024
O avanço tecnológico, sobretudo na área de inteligência artificial, e as mudanças no comportamento de compra trouxeram transformações para o mercado de trabalho – o que tem movimentado a busca pelas “habilidades para o futuro” no setor de educação. Depois de alguns movimentos em grandes conglomerados, 2023 ficou marcado como a vez das redes de franquia de ensino, que protagonizaram ao menos quatro movimentos de fusões e aquisições nesse segundo semestre. Especialistas apontam que a tendência é que isso se intensifique em 2024.
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), participaram do lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa das Escolas Cívico-Militares na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (6). A Frente será presidida pelo deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS); o vice-presidente será o senador Jorge Seif (PL-MG).
Gazeta do PovoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira o alto número de advogados formados no país e defendeu mais investimento em cursos “primordiais para o desenvolvimento”, segundo ele, com o objetivo de tornar o Brasil mais competitivo. (...)
Lula ressaltou que o Brasil “é um dos países que mais forma advogados no mundo” e supera até mesmo China e Índia, que somam 2,6 bilhões de habitantes, em profissionais da área.