(...) Pesquisa realizada com os estudantes de 15 anos que realizaram a prova identificou problemas no aprendizado em grande parte dos que utilizaram tais equipamentos, devido à distração durante o uso ou observando colegas usando, além de mais tempo para o professor iniciar a aula ou até entender o que o professor falava durante a explicação.
O único público que teve melhores resultados com tais equipamentos foi aquele que fez uso moderado e unicamente com intenção pedagógica, sem se distrair com jogos ou redes sociais, apontou o relatório do Pisa.
A proposta da carga horária de 2.100 horas para o ensino médio vai impactar na diminuição de dois meses de aulas tradicionais, como matemática e português, segundo a avaliação de professores e pesquisadores.
O cálculo feito pelos educadores aponta que os alunos de escolas públicas teriam uma redução de cerca de 30 minutos por dia nas disciplinas tradicionais. Em doc… - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/12/08/novo-ensino-medio-reducao-carga-horaria-professores.htm?cmpid=copiaecola
A mudança do Enem ficará a cargo do Ministério da Educação, segundo o deputado federal Mendonça Filho (União-PE), que é relator do projeto do novo ensino médio. A decisão foi tomada após reunião com o MEC nesta quinta-feira (7). A pedido do ministério, o deputado afirmou que vai retirar a menção ao Enem do projeto de lei do ensino médio.
UolProposta seguirá para análise do Senado, a menos que haja recurso para votação antes pelo Plenário da Câmara
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite aos servidores da educação básica pública matricular seus dependentes na escola em que estão lotados, desde que nela sejam oferecidos os anos escolares adequados aos beneficiados.
A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) vai incluir aulas de educação financeira no currículo das três séries do ensino médio e dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. A proposta visa ampliar o aprendizado de matemática e permitir aos estudantes construir uma relação saudável com o dinheiro ao longo da vida.
R7Um em cada cinco alunos brasileiros estuda em escolas que enfrentam falta de professores, segundo dados do Pisa 2022. Segundo o relatório da avaliação internacional, os dados mostram que, globalmente, escolas com déficit de docentes registraram desempenho menor em matemática.
Folha de São Paulo(...) Segundo o especialista, a Lei nº 9.870/1999, que dispõe sobre as mensalidades escolares, determina que a instituição de ensino não pode impedir que o aluno tenha acesso a todos os seus direitos acadêmicos, no semestre ou ano letivos, por não estar com as obrigações financeiras em dia.
Terra(...) Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a idade do primeiro acesso à internet das crianças brasileiras vem se antecipando. Neste ano, 24% relataram ter se conectado ainda nos seis primeiros anos de vida, conhecidos como primeira infância. Em 2015, a taxa era de 11%.
(...) O que é crucial para determinar se a experiência online será saudável é a supervisão dos pais e responsáveis, segundo especialistas. (...) Especialistas ouvidos pelo Estadão, porém, avaliam que até os 12 anos o ideal é que a exposição a telas, sempre que possível, ocorra ao lado de um adulto, que esteja atento e possa orientá-las.
A Vasta, empresa de educação básica da Cogna, assumiu a gestão do Colégio Liceu Pasteur, tradicional escola de origem francesa localizada no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
(...) A companhia também anunciou que abriu um colégio Anglo na região da Avenida Paulista, no prédio onde funcionava o Colégio São Luiz. Segundo Guilherme Melega, CEO da Vasta, tanto Liceu quanto Anglo Paulista foram criadas para serem flagship.
A Arco Educação anunciou a conclusão do processo de fechamento do seu capital. Em assembleia realizada na última segunda-feira (4), os acionistas aprovaram a proposta de recompra da ações com 97,8% dos votos. Com isso, a Arco volta a ser uma Empresa de capital fechado.
Portal InPara especialistas, declínio nos índices de aprendizado tem a ver, principalmente, com a falta de professores nas escolas. Número de estudantes, por outro lado, continuará crescendo pelos próximos anos.
(...) Faltam dezenas de milhares de professores na Alemanha – quantos, ao certo, ninguém sabe. A educação é responsabilidade dos 16 estados federados, e por isso há diferenças regionais, inclusive nas horas-aula dos professores, o que torna os cálculos difíceis a nível nacional.